Notícias

Você sabe quem foi Tiradentes?

20/04/2017 09:26:58

Neste dia 21 de abril é celebrado o Feriado Nacional de Tiradentes. A data é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, iniciada em 1789. Ele recebeu o apelido como referência do ofício exercido. O, hoje, herói foi condenado ao enforcamento público por ser considerado líder do movimento separatista, em 1792.
O professor de História do Colégio Martin Luther, Werner Kurt Hilgemann, explica que é importante analisar a conjuntura política da época para compreender a trajetória de Joaquim. Tiradentes era um ativista político, na época do Brasil Colônia, ou seja, quando era dependente da Coroa Portuguesa. O revolucionário atuava na capitania de Minas Gerais e não concordava com os altos impostos pagos a Portugal, proibição de manufaturas de tecidos no Brasil e outros abusos.
Neste contexto, a elite mineira começou a planejar uma revolta e, consequentemente, a separação com Portugal. Conforme Werner, a comissão era formada por pessoas influentes e apenas Tiradentes pertencia a uma classe mais baixa e ao meio popular.
Na época, o governador de Minas Gerais ofereceu ajuda aos endividados e, para ter suas contas perdoadas, um membro da comissão ofereceu informações sobre os inconfidentes e seus objetivos de tornar o Brasil uma República. Como consequência, Tiradentes foi executado, esquartejado e partes do seu corpo foram expostas nos centros urbanos do Rio de Janeiro. “Ele foi executado porque na época fazia parte de uma classe social mais baixa. Para os outros o perdão, para Tiradentes a justiça”, avalia Hilgemann.

 

Veja reportagem completa na edição impressa desta semana