Notícias

Prefeitura intensifica pintura de faixas de segurança, meios-fios e vagas de estacionamento

07/08/2017 08:37:12

O Órgão de Trânsito (OTR) de Estrela realiza, desde o início do ano, uma série de ações que visam melhorar a trafegabilidade das vias, facilitar a visibilidade de vagas e o posterior estacionamento, como também aumentar os locais de segurança para a circulação de pedestres nas vias públicas do município. Entre estas iniciativas está a criação de novas faixas de segurança como também o reforço na pintura das já existentes. Entre as medidas também está a demarcação dos locais de estacionamento temporário/rotativo, identificação de meios-fios destas e outras áreas, como ainda de locais exclusivos para taxistas, idosos, deficientes físicos e de paradas de ônibus.

 

De acordo com Paulo Ricardo Finck, titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), que responde pelo departamento de trânsito, as melhorias e mudanças buscam padronizar o movimento e acesso de veículos como também a rotina de pedestres com maior segurança. A realização das diversas pinturas visam de forma geral o melhor andamento do trânsito e respeitam um constante cronograma de ações, como as recentes adequações realizadas em pontos centrais, entre elas a criação de baias de conversão. Mas nos últimos dias as medidas foram intensificadas para atender a criação de mais vagas de estacionamento rotativo – temporárias de 15 e 30 minutos –, identificadas pela cor azul no meio-fio, como também dos locais destinados aos taxistas, determinados pelo atual modelo de gestão imposto pela recente licitação, e ainda de vagas exclusivas a idosos e deficientes. Ainda foram pintados em amarelo o meio-fio de locais proibidos de estacionamento, como também as cabeceiras da ponte baixa do Oriental, entre as ruas Tiradentes e Joaquin Nabuco, e os canteiros centrais na Rua Cel. Müssnich.     

Conforme Gilmar Ernani da Silva, da OTR de Estrela, o trabalho de reforço ou novas pinturas são realizados de forma rotineira nos últimos anos, mas foram agora intensificadas. "No ano passado, por exemplo, implantamos 14 vagas de 15 minutos na Rua Coronel Müssnich. Este ano estamos ampliando estas vagas na área central da cidade. Já haviam sido implantadas vagas rotativas na Rua Coronel Flores, entre as ruas Tiradentes e Ernesto Alves, como também algumas de 30 minutos, como por exemplo, na Rua Borges de Medeiros. Agora outras foram criadas e também melhor identificadas", diz.

 

Segurança

 

Outras iniciativas visam a maior segurança a pedestres. "Também realizamos diversas pinturas sinalizadoras próximo à rodoviária e pórtico de entrada e demarcamos a saída de veículos da nova sede da Secretária Municipal de Saúde, na Avenida Rio Branco. Realizamos ainda a troca da faixa de segurança em frente ao INSS, também na Rio Branco, que ficava em uma curva e dificultava a visualização por parte dos pedestres dos carros que estavam vindo, e dos motoristas quanto as pessoas que atravessam pelo local", detalha Silva. "Além de demarcarmos os novos pontos autorizados para os táxis, estamos repintando também os antigos locais, que já eram utilizados, realizamos a demarcação de novas áreas de estacionamento exclusivas a idosos e cadeirantes e também indicativas quanto a direção dos veículos em pontos de grande movimentação. Mas segue nosso estudo para ampliarmos estas", explica.

 

 

 

Texto e fotos: Rodrigo Angeli