Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

01/05/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Podemos ir nos preparando, porque o inverno está começando a chegar, infelizmente o calor está indo embora.” (Filósofo fã do verão, no Salão do Hermes e do Leonardo). 
 
 Sem dúvida a equipe da Secretaria de Obras de Estrela está bem dividida, no que se refere a suas tarefas. Segundo o Secretário Cristiano Nogueira da Rosa, tudo é marcado uma semana antes e com isso cada Bairro fica sabendo o que será feito. E também pode aproveitar para fazer algum pedido, que na medida do possível, também é atendido. “Podem solicitar, a gente procura deixar tudo em ordem para deixar nossa Estrela cada vez melhor”, disse o Secretário.
 
 Aliás, no Bairro Pinheiros foi feito o patrolamento e colocação de material na rua de acesso a Escola Municipal. Assim ficou muito melhor o acesso ao local que tem um ótimo número de alunos. Outras ruas do Bairro também estão sendo colocadas em dia.
 
 Por outro lado, sob o comando do Jorge Dutra está sendo feito a roçada e capina em todas as praças de Estrela, principalmente as dos Bairros. Ele disse que na próxima semana deverá ser feito um trabalho completo também no Bairro Marmitt. Sem dúvida um ótimo trabalho.
 
 CHUCRUTE I - O Festival do Chucrute está chegando e ele é sem dúvida algo muito importante para Estrela, Vale do Taquari e para o Rio Grande do Sul. Está tudo sendo preparado tudo para o mês de maio. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, é mais um ano de Festa Alemã e as tradições do Festival do Chucrute encarnam a raiz das tradições alemãs. Ele disse que o evento é Família, Fé e Trabalho Comunitário. A Família é representada pelos dançarinos, a Fé pelo evento da Comunidade Evangélica e o Trabalho Comunitário é de todos os envolvidos no evento e que participam gratuitamente. Os ingressos já podem ser adquiridos junto a Secretaria da Comunidade Evangélica.
 
CHUCRUTE II - E o lançamento do 52º Festival do Chucrute acontece no dia de hoje, mais precisamente as 20h no Salão da OASE. Segundo o Instrutor dos Grupos Folclóricos, Andreas Hamester o ambiente foi devidamente decorado, vai ser uma noite sem dúvida com um mini festival. 
      
CHUCRUTE III - Sem dúvida será uma noite muito boa, porque teremos também uma novidade: Acontecerá um Desfile de Trajes Típicos de todos os 40  modelos, todos diferentes um do outro. No total são 12 categorias, mais quatro de Coroas, três de sêniors e quatro de Senhoras, além da garotada.
 
CHUCRUTE IV - Este ano teremos nos dois bailes do Festival do Chucrute, dias 20 e 27 de maio, mais de 420 dançarinos nos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. Ano passado, tivemos 400. O início de tudo é as 20h do dia 20 no Cristo Rei. Ah, e ano que vem os Grupos deverão fazer nova viagem para apresentações na Alemanha. E lá todas as apresentações são muito aplaudidas porque o Grupo de Estrela apresenta realmente para todos como eram as danças alemãs de todas as épocas, dentro do folclore. 
 
A Praça Henrique Roolart teve concluído toda a parte necessária da calçada em boa parte ao seu redor. Segundo o Secretário Cristiano Nogueira também foram feitos novos acessos para deficientes e está sendo feita a instalação de pisos táticos para deficientes visuais. Para concluir tudo, a nova calçada será também pintada, logo tudo estará concluído. 
 
A Secretaria da Saúde de Estrela continua com seu trabalho, atendendo tudo o que for necessário no que se refere aos moradores de nossa cidade. Dificilmente a gente vê alguma reclamação, porque as pessoas que trabalham nos Postos de Saúde realmente estão fazendo um ótimo trabalho.
 
Segundo o Secretário da Saúde Elmar Schneider 8% do orçamento do município já foi usado por isso está sendo planejado o Teleagendamento para consultas. É que em três meses, foram marcadas 18.293 consultas, mas compareceram 17.375 pessoas, ou seja, 718 marcaram e não compareceram. São 240 consultas por mês que Estrela perdeu e estes recursos financeiros não podem ser perdidos. Mas com o teleagendamente vai ser evitado o desperdício.
 
Já podem ser feitas as vacinas contra a gripe, nos Postos de Saúde. É para crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes e pessoas com mais de 60 anos de idade. E pelo que sei, os Postos de Saúde estão tendo uma boa procura para a aplicação.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017