Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

08/05/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “O Rio Grande do Sul vai sair do buraco ainda no Governo Sartori.” (ministro Osmar Terra, em Estrela). 
 
 ATENDIMENTO I - Na inauguração do Centro de Atendimento Materno-Infantil, na sexta-feira, ao lado do Hospital Estrela, o secretário da Saúde Elmar Schneider elogiou o trabalho da vereadora Débora Martins (PMDB) e da Irmã Teresia Steffen, pela ativação do local. Afirmou que no Brasil se gasta muito na doença, quando deveria investir no ser humano. 
 
 ATENDIMENTO II - O prefeito Rafael Mallmann agradeceu aos servidores pelo sucesso do projeto. Também ressaltou a parceria com a Univates. Disse ter orgulho por ser o prefeito de Estrela. “Porque aqui todos trabalham juntos. Nossa cidade vai ser referência no atendimento a gestantes no Vale do Taquari”, afirmou.
 ATENDIMENTO III - O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse que o secretário Elmar Schneider está fazendo um trabalho exemplar na área da saúde. E que o local que estava sendo inaugurado irá salvar muitas vidas.
 
 ATENDIMENTO IV - O governador José Ivo Sartori elogiou o trabalho compartilhado pelo hospital, prefeitura e Univates, e lembrou que tudo na saúde, não só no Estado, iniciou por entidades religiosas. Ele mostrou-se satisfeito em estar na inauguração do Centro de Atendimento Materno-Infantil.
 
ATENDIMENTO V - Aliás, conversei um pouco com o governador. Na foto, ele está com a Irmã Teresia e funcionárias do Centro. Lembrei ter lhe enviado um exemplar do Jornal Nova Geração através de sua esposa, que esteve na inauguração de uma hidrelétrica da Certel. “Na minha Coluna escrevi que você vai ser o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul”, comentei. Ele esboçou um grande sorriso e elogiou este espaço.  
      
UAME I - A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela realizou sua reunião mensal em Moinhos. O presidente da Associação de Moradores, Pedro Ari Pedroso, apresentou projeto para a limpeza do local. Uma das iniciativas seria colocar lixeiras na frente das residências. O objetivo é conscientizar os moradores e facilitar a coleta. Falou também da necessidade de fazer canalizações, mesmo pequenas, para acabar com os locais de água parada.
 
UAME II - O secretário de Obras Públicas de Estrela, Cristiano Nogueira da Rosa, disse na reunião que a prefeitura também recolhe entulhos, mas que não devem ser jogados a céu aberto. O morador deve ligar para a secretaria fazer a coleta. “Na verdade, isso é recolhido a cada dez dias”, comentou. Alertou ainda que a queima de lixo deve ser denunciada. 
 
UAME III - Carmen Hentschke, coordenadora do setor de Vigilância em Saúde de Estrela, disse que tudo deve ser limpo, não só ruas, calçadas e terrenos baldios, mas também os pátios. E devem ser evitadas poças de água para que mosquitos não sejam criados. Ressaltou que se não mudar o combate, podemos virar uma cidade com muitos problemas. 
 
UAME V - Na foto, este colunista está com Pedro Ari Pedroso, vereador João Braun e Cristiano Nogueira da Rosa. Aliás, Braun é o novo presidente da Uame, que será empossado na próxima reunião, no dia 11, no Bairro Oriental. Na ocasião, serão divulgados os demais integrantes da diretoria.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017