Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

14/05/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Já estou preparado! Vou nos dois bailes do Festival do Chucrute, porque não existe nada igual no Brasil inteiro.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo). 
 
E a Maifest está aí. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun, está tudo organizado para a abertura, dia 19. Vai ser no Parque Princesa do Vale, com festa para os idosos à tarde. E dia 20 teremos os Jogos Germânicos, e dia 21 shows e Grenais. Serão três dias de grandes eventos. 
 
O secretário Marcelo destacou ainda o 52º Festival do Chucrute, com bailes nos dias 20 e 27, no Centro Comunitário Cristo Rei. Ele destacou o envolvimento comunitário. “Uma comunidade que trabalha todo mundo junto.” Aliás, Marcelo me disse que estão lhe pedindo para que lute pela realização, a partir do ano que vem, de três bailes. Tudo começou com um baile, foi para dois e agora estão querendo um terceiro. Assino embaixo!
Falando nisso, o instrutor dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, disse que mais de 90% dos ingressos dos dois bailes já foram vendidos. Na foto, ele está com a esposa Mari e integrantes dos grupos. E disse que o secretário de Turismo de Brusque (SC) confirmou a presença também, além de pessoas de outros estados. 
      
Falando em grupos: Hamester foi para a Alemanha em 1992 para preparar a primeira viagem dos grupos em 1994. Até agora já foram seis vezes à Alemanha. Em breve irão novamente. Sempre são muito bem recebidos e ficam, em média, 30 dias. São apresentadas danças de diferentes regiões do Brasil, com música ao vivo e indumentária característica.
 
as danças dos Grupos Folclóricos são fantásticas. não é à toa que tanto ingresso para os bailes é vendido antecipadamente. Quem já viu quer ir de novo e quem ainda não viu fica a sugestão para dar uma olhada. E aproveitar o jantar:  comida típica alemã também fantástica. Nos dois bailes são apresentadas apenas danças do folclore alemão e vale à pena ver porque até na Alemanha os grupos são muito elogiados.
 
Domingo tivemos muita gente no Parcão aproveitando o mês de maio. E a Secretaria da Saúde atendeu dezenas de pessoas, que fizeram fila para medir a pressão sanguínea. Sábado a equipe acompanhou também a corrida e foram atendidas muitas pessoas. E tinha no local uma ambulância para o caso de algum corredor precisar. 
 
O novo local da sede da Secretaria da Saúde, no Bairro Oriental, está quase pronto. A obra está sendo bem feita. Segundo o secretário Elmar Schneider, em breve será marcada a data da inauguração.
 
 Klaus Georg Simon, ouvidor da prefeitura, disse que o Aplicativo Fiscale da Ouvidoria está funcionando internamente, com seus testes finais. Depois será lançado oficialmente para a população. Daí os moradores de Estrela se cadastram e poderão encaminar suas reivindicações. Ele disse que será a melhor maneira de fiscalizar e acionar os serviços públicos. 

Leia nosso NG online: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=277 Página 06



Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017