Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

22/05/2017 - Luiz Carlos Freitag

 FRASE: “É amanhã! Vai começar o Festival do Chucrute em Estrela” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo). 
 
O secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, disse que está sendo feito a poda geral e o plantio de mudas - neste ano serão cultivadas cerca de 500 unidades. No trevo de acesso à Estrela foram plantados 50 coqueiros. Ele pede que durante o Festival do Chucrute sejam evitadas podas, bem como jogar os galhos nas ruas. “É melhor deixar para o mês de junho.”
 
 UAME I - A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela empossou a nova diretoria na última semana, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental: presidente João Braun, vice este colunista, secretária Rosemary Bathke, vice-secretário Gladison Klein, tesoureira Fernanda França Almeida e vice-tesoureiro Klaus-Georg Simon.
 
 UAME II - Braun disse que o objetivo é promover um trabalho sério para dinamizar os associados.“O importante é o bom relacionamento.” Klaus-Georg Simon reforçou que será mais divulgada a função de cada associação. “Tem que ter união, boa vontade e diálogo.” A próxima reunião será em 8 de junho, na Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, às 19h30min. Na foto, Klaus, Braun e Rosemary.
   
O vice-prefeito Valmor Griebeler assumiu o comando da prefeitura nesta semana, pois Rafael Mallmann participou da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, Griebeler acertou três demandas: o Estado dará o material para a prefeitura deixar em condições a ERS-129, entre Arroio do Ouro e Bom Retiro do Sul; negociação para a retomada do convênio para asfaltar dois quilômetros da estrada em São Jacó; e o acerto com a Rumo LL para que a manutenção da ferrovia de Colinas a Passo Fundo se estenda também entre Colinas e Estrela. 
 
O secretário da Saúde, Elmar Schneider, destaca que a utilização de vagas em UTIs nada tem a ver com influência política. “É o Sistema de Regulação do Estado que determina para onde os pacientes devem ser encaminhados caso não haja vagas no hospital da sua cidade ou região.” Ele reforça que é preciso ter respeito pelo paciente. “Se a UTI está lotada tem que achar outro local e é o Estado quem procura, pois a UTI é do SUS e não particular.” Ele reforça que a UTI do Hospital Estrela está aberta para todo Estado, e o sistema deve ser respeitado. “Sempre é feito todo o suporte possível.”
 
 Schneider comentou que o empresário Cláudio Borja, que articulou a vinda da GM para o Rio Grande do Sul, já veio a vários bailes do Festival do Chucrute. Ele, que é amigo do vice- governador, convidou quatro casais de amigos de São Paulo para o primeiro baile, neste sábado, dia 20, e todos virão com vestimenta tradicional.
 
 O vice-prefeito Valmor Griebeler reforçou que o município conseguiu recursos federais, por intermédio do secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider, para a construção do novo Posto de Saúde do Bairro das Indústrias. Informou também que foi mantida a conversa com a associação dos moradores do bairro e o acerto está quase concluído. “A comunidade será muito beneficiada.”
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017