Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

08/06/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “O prefeito deveria proibir o inverno em Estrela. Prefiro ter sempre verão e nada de frio.” (Filósofo friorento no Salão do Hermes e do Leonardo).  
 
 CHUVA I - Tivemos dias com muita chuva em Estrela e no Estado. Devemos nos preparar, porque teremos um inverno muito molhado. 
 
 CHUVA II - Segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, choveu 130 milímetros  em seis horas, superando a média histórica para maio. “Por isso a tubulação não venceu levar toda a água embora, prejudicando alguns locais, inclusive no Centro.”
 
 CHUVA III - A Secretaria de Obras iniciou a topografia para realizar uma obra na Rua Alfredo Arenhardt, onde algumas casas são atingidas pela água quando chove forte. Serão aplicados em torno de R$ 40 mil para canalizar e colocar uma nova rede, com uma tubulação de dois metros. Segundo o secretário, deverá ser uma solução para evitar que isso se repita. 
CHUVA IV - Por outro lado, a equipe da Secretaria de Obras corre para recuperar demais locais afetados pela enxurradas. A equipe também ajudou os integrantes da Defesa Civil na madrugada de sábado para domingo, sendo removidas 20 famílias. 
 
Amanhã acontece um Encontro da Equipe da Saúde de Estrela, no CTG Estrela do Rio Grande. Segundo o secretário Elmar Schneider,  a partir das 8h será debatido o Planejamento do setor para os próximos quatro anos. terá atividade especial para os servidores com a palestra de Fabrício Menine, de Lajeado, que fala sobre a Saúde no Ambiente de Trabalho. este é um momento especial para os servidores e visa melhorar o serviço à população. Ao meio-dia será servido almoço.  
      
APAE I - Quinta-feira, dia 8, no CTG Raça Gaudéria, no Bairro Boa União, teremos um evento comemorativo aos 50 anos da Apae de Estrela. Haverá um jantar especial e show com Os Serranos, que não cobrará cachê para se apresentar na cidade devido à amizade com o secretário de Saúde, Elmar Schneider. Na foto, integrantes do grupo e o então presidente da Apae Neri Xavier com o secretário, após apresentação em Estrela, no CTG Estrela do Rio Grande. Tudo o que for arrecadado vai ser destinado à Apae, que presta um belo trabalho para alunos do município e outras cidades.
Segundo a organização, todos os 600 cartões para o jantar e o show foram vendidos.
 
A Maifest 2017 foi um espetáculo e Estrela já se prepara para o Natal. A prefeitura começou o trabalho e criou uma comissão. Pelo que vi, vai ser uma programação melhor do que a do ano passado. “A expectativa é surpreender novamente”, disse o prefeito Rafael Mallmann.
 
Falando em Festa de Maio: o 52º Festival do Chucrute foi uma maravilha e, segundo o instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, tivemos nos dois bailes visitantes de 95 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pará e Rio Grande do Norte. E de vários países: Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Alemanha e Suíça. E se tudo correr bem vai acontecer o que comentei aqui: a partir de 2019 deveremos ter três Bailes do Chucrute.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Rogério Heemann, me informou que terça-feira, dia 6, ocorre a reunião mensal da Regional dos Sindicatos. Vai ser na Comunidade de Santa Rita, a partir das 9h. Na ocasião, serão discutidos assuntos gerais e o movimento sindical. Cada mês um município é a sede do encontro.
 
Foi assinado o contrato para o asfaltamento da ERS-129, em Arroio do Ouro, entre o final da Rua Júlio de Castilhos e a estrada que dá acesso ao Distrito de Delfina. A execucação da obra, a cargo da Conpasul, vai depender das condições do tempo. Mas se tudo correr bem, o asfaltamento estará concluído em oito meses ou, no máximo, em um ano. Boa informação.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017