Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

13/06/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Vamos nos preparando, porque o inverno nem começou e já tá frio.” (Filósofo preocupado no Salão do Hermes e do Leonardo). 
 
 AESAVAT I - A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari voltou a se reunir, no último sábado, em Nova Bréscia, local da primeira reunião em 2003. E foi na casa do primeiro organizador, Antônio Simonetti, e o motivo foi o seu aniversário. Mais de 60 pessoas estiveram presentes no almoço, pois seus familiares também estiveram lá.
 
 AESAVAT II - Na foto, o coordenador dos ex-secretários Arly Volken, Antônio Simonetti e Hilário Eidelwein. O aniversariante foi claro, dizendo que as reuniões sempre mantêm a amizade, coleguismo, respeito e confraternidade. Círio Scheider, de Lajeado, lembrou que, até hoje, em nenhuma reunião houve algum debate político, mas sim atividades do tempo em que os integrantes do grupo eram secretários da Agricultura. O próximo encontro será em Encantado.
 
 Por que alguns guardam lacres de latinhas de refrigerantes ou cervejas? O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Rogério Heemann, me explicou. É que a Unimed promove uma campanha em que troca uma certa quantidade de unidades por cadeiras de roda. O STR fez isso e no dia 25 de julho, na Festa do Colono e Motorista, vai receber uma cadeira de rodas para um necessitado. Quem quiser ajudar, pode deixar os lacres que retirar das latinhas no STR. Realmente, isso é uma boa causa. 
      
Sábado, dia 3, no CTG Estrela do Rio Grande, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu o evento Educação Permanente. Na ocasião, servidores e colaboradores detalharam o planejamento dos próximos quatro anos, bem como os objetivos e as metas. Também teve palestra de Fabrício Menine, que falou sobre trabalho em equipe, e motivação, agradando a todos. Segundo o titular da pasta, Elmar Schneider, foi uma integração de todos os servidores e colaboradores.
 
Estamos na Semana do Meio Ambiente e, segundo o secretário Hilário Eidelwein, na quarta-feira, dia 7, foi assinado o Termo de Compromisso Ambiental com cerca de 50 estabelecimentos que comercializam lâmpadas e pilhas. O objetivo é implantar a política de logística reserva, prevista na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, visando que os materiais usados sejam devolvidos pelos consumidores nos locais onde foram adquiridos. Agora,  tudo será fiscalizado e as multas vão de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. O assunto já chegou a pautar uma audiência pública na Câmara de Vereadores.
Encerrou o prazo para a encomenda de milho para silagem em Estrela e, segundo o secretário da Agricultura José Adão Braun, foram 451 sacos, sendo 53 transgênicos, para 137 agricultores. Os pedidos de ureia também encerraram com 3.750 sacos. Agora, a pasta recebe encomendas de calcário para os produtores que têm interesse em melhorar o solo e aumentar a produtividade. E o novo programa funciona muito bem.
 
Aliás, Braun disse que a prefeitura auxilia com meia carga do produto, mas antes o agricultor tem que entregar a análise do solo. O secretário reforça que o valor pode ser financiado em 12 vezes, pelo Fundo do Desenvolvimento Agropecuário Federal.
 
O Natal está batendo à porta e o evento deste ano já começou a ser organizado. O vice-prefeito Valmor Griebeler disse que teremos um Natal ainda mais bonito do que o do ano passado. Reforçou que todos estão se esforçando para superar em beleza e atrações.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017