Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

19/06/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Realmente tem razão quem diz que basta passar o Carnaval que o fim de ano está aí. Pena que tem inverno para atrapalhar.” (Filósofo friorento no Salão do Hermes e do Leonardo).  
 
 Na quinta-feira, dia 8, teve um jantar com o show espetacular de Os Serranos, no CTG Raça Gaudéria. Foi uma noitada fantástica, que contou ainda com apresentações dos alunos da Apae e do Caps da Secretaria da Saúde. Foram vendidos 600 ingressos e todo o dinheiro - R$ 12 mil - foi doado para a Apae,  que festeja seus 50 anos. Na foto, Elmar Schneider entregando o cheque para o presidente da entidade, João Carlos Schäfer, acompanhado do presidente do CTG e do integrante de Os Serranos.
 ESTRELA I - Três estados - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - foram escolhidos e 300 municípios no país selecionados, sendo 21 do RS. E Estrela é um deles. Representantes da prefeitura e da Saúde estarão em Brasilia de 12 a 15 de julho para a 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS. Segundo o secretário Elmar Schneider, as experiências bem sucedidas serão trocadas entre os municípios do Brasil.
 
 ESTRELA II -  Nosso destaque é o Centro de Atendimento Materno-Infantil que tem parceria público/privada entre a Prefeitura de Estrela e a Univates. No dia 13 de julho será apresentado para o país. Estes projetos serão mostrados e, segundo o secretário, “Estrela vai ter oportunidade de mostrar o painel do município do Rio Grande do Sul. O Brasil vai ver a apresentação.”
 
 ESRELA III - O Centro já teve 512 pacientes atendidos desde sua inauguração e no início desta semana a Secretaria da Saúde e Prefeitura de Estrela estiveram em Porto Alegre em um seminário sobre o assunto, com a participação do Ministro Osmar Terra e da Secretária de Política Social do Estado, Maria Helena Sartori. É que Estrela aderiu à primeira infância e isso é um reforço para o Centro Materno-Infantil, pois o município se preocupa com o futuro. 
 
A obra de colocação de canos de dois metros na Rua Alfredo Mathias Arenhart continua e, segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, são 45 canos novos. Nas últimas duas semanas tivemos enxurradas e dois alagamentos no local, mas agora isso será consertado. Com a nova canalização tudo será solucionado.
 
Falando em chuvas, sem dúvida, fazia tempo que não tínhamos duas enchentes seguidas. Ainda bem que Estrela está conseguindo soluções com novas casas, como o Nova Morada. As secretarias, através de suas equipes, ajudaram as famílias atingidas a voltarem às moradias e continua o trabalho de limpeza nas ruas que foram atingidas pelas cheias. 
 
A Secretaria do Meio Ambiente fará novo leilão terça- feira, dia 20. Serão vendidas 340 toneladas de materiais recicláveis, separados na Usina de Tratamento de Lixo (UTL). Segundo o secretário Hilário Eidelwein, é um trabalho de três meses, porque o último leilão foi dia 16 de março e este ano teremos um total de 1,2 milhão de toneladas de lixo vendida. Me chamou atenção: no leilão da semana que vem serão 2,8 toneladas de latas de refrigerantes, 80 de sacolas plásticas, 40 de vidro quebrado e 36 de garrafas pet, entre outros itens.
 
E o trabalho de asfaltamento da ERS-129, entre o final da Rua Júlio de Castilhos e Arroio do Ouro, continua. Na foto, da para se ter uma ideia. Segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, os trabalhos, a cargo da Conpasul, vão melhorar a vida da comunidade, sem contar o alívio para sua pasta, porque terminará a manutenção da estrada, coisa que o Daer quase não fazia. “Vai dar uma nova cara para Arroio do Ouro. Será praticamente uma extensão da Rua Júlio de Castilhos”, afirma.


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017