Marçal Junqueira

Coluna Gastro

28/06/2017 - Marçal Junqueira

Já pensou em fazer estrogonofe de pinhão? Esta semente é muito presente nos lares do Rio Grande do Sul no inverno, é extremamente nutritiva e seu sabor agrada. Tradicionalmente, o pinhão é preparado em água salgada e fervido até que suas castanhas fiquem moles. Algumas pessoas preparam na chapa de fogão à lenha, ampliando seu sabor. 
A receita de estrogonofe de pinhão é ótima para servir como prato principal nestes dias de frio mais intenso. Você substitui a carne por pinhão cozido e não deixa nada a desejar.
Uma das receitas que se encaixa muito bem nas festividades juninas é conhecida como Palha, tradicional Italiana. É chocolate, mais chocolate, mais chocolate, leite condensado e biscoito. É muito bom cortada em quadradinhos polvilhada com açúcar de confeiteiro.
Para finalizar, uma receita típica do Brasil: um pamonha de copinho. Em nosso Estado não temos muito o hábito de consumir este prato. Uma pena, pois é delicioso e tem milhares de variações. É preparada com milho verde fresco de espiga. Nas preparações doces, adiciona-se coco ralado, doce de leite e cremes à base de ovos. Nas preparações salgadas, utiliza-se carnes salgadas ou bastante temperadas.
Agora, é só preparar a mesa e esperar os seus convidados. As receitas estão aí. E quem reproduzir, mande fotos para mim via e-mail e dizendo o que achou. Sua opinião sempre é importante para melhorarmos! Acompanhe no site do Jornal NG estas receitas e a de quentão de bergamota, adoçado com rapadura.
 


Leia Também

Coluna Gastro

22/08/2017

Coluna Gastro

28/06/2017


Coluna Gastro

24/04/2017

Coluna Gastro

18/02/2017