Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

07/07/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Dizem que temos cinco cidades no Brasil especiais para serem visitadas no inverno. Mas, na verdade, temos seis, porque Estrela tem que entrar na lista.” (Filósofo friorento no Salão do Hermes e do Leonardo).  
 
 Amanhã inicia o segundo semestre deste ano. E para nós, de Estrela, começa à espera pela espetacular Multifeira 2017, que novamente será realizada no Porto. E, sem dúvida, teremos mais uma grande evento. Depois, o foco será o final do ano, porque Estrela tem um das melhores programações de Natal do Vale do Taquari e cada ano recebemos mais visitantes. E novamente o ponto alto das atrações será no Parque Princesa do Vale. 
 
 Seguem as reclamações contra a RGE, especialmente devido aos cortes de energia elétrica. De uma hora para outra a luz desliga de forma geral. Alguns minutos depois, volta, mas atrapalha muito a todos. O que será que está havendo?
 
 No que diz respeito à Secretaria de Obras, Cristiano Nogueira afirmou que vai fazer a sua parte com a equipe de trabalho. Está intensificando a revisão de todos os postes de luz com iluminação pública. Tanto na cidade e bairros, quanto no interior. Segundo o secretário, tem muita coisa para deixar em dia. todas as lâmpadas queimadas serão trocadas e a previsão é de que o total de lâmpadas com problemas some em torno de 300 unidades. 
 
 Por outro lado, Cristiano Nogueira informa que, em seguida, vai começar uma operação tapa buracos. Especialmente em Linha Lenz e no Distrito de Delfina, além das outras localidades e bairros de Estrela. “Será feito um trabalho geral de recuperação”, antecipou. 
 
É que tivemos muitos problemas na cidade e no interior devido às constantes chuvas. Por causa da demanda, fica dificil deixar tudo em ordem. O trabalho será voltado especificamente para a recuperação.
      
Cleto Werle, que não erra nunca, me informou novamente o que teremos pela frente em relação ao clima. O tempo bom deve seguir até a próxima semana, mais precisamente até terça-feira, dia 4, e da quinta-feira em diante, dia 6, até a metade de julho, teremos um tempo sem muito frio. Mas podemos nos preparar, porque a partir da segunda quinzena do mês que vem teremos um inverno bem complicado. 
 
O titular da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela, Paulo Ricardo Finck, informou que Estrela terá seis agentes de trânsito concursados no segundo semestre deste ano. Eles irão fiscalizar e orientar os motoristas, deixando bem mais fáceis de serem usados os estacionamentos. A intenção é aliviar um pouco o trabalho da Brigada Militar e no início não deverão ser aplicadas multas. No início, claro.
 
Mais um fato importante: os fiscais também irão controlar o trânsito perto das sinaleiras de Estrela, pois tem muito motorista que não dá nem bola para o sinal vermelho, passando direto, apesar de ter outros condutores parados esperando mudar o sinal. Outro problema em Estrela é que muitos motoristas não obedecem à sinalização e, apesar das placas, fazem curvas e entram em locais proibidos. Assim que as multas iniciarem isso deverá mudar. Com certeza.
 
Por outro lado, Paulo Finck está discutindo com a equipe e outras secretarias a criação, em Estrela, do Distrito Industrial, uma das metas do prefeito Rafael Mallmann. A área para isso já está definida, vai ser ao lado do Bairro Nova Morada. O primeiro passo será a liberação do local pelo setor de Meio Ambiente e depois confirmar as licenças ambientais, seguindo com as obras e a infraestrutura para receber as empresas interessadas em se instalar e investir no município.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Rogério Heemann, continua com a sua equipe nos preparativos para os festejos do Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho, uma terça-feira. Além da carreata de veículos, tratores e máquinas agrícolas, teremos a grande festa no Centro Comunitário Cristo Rei. Com almoço, baile e premiação. Na foto do ano passado, Heemann (centro) está com os secretários Elmar Schneider e José Adão Braun, que novamente apóiam a realização do evento. E vão estar presentes.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017