Adriano Mazzarino

Coluna do Mazzarino

07/07/2017 - Adriano Mazzarino

Flores para os leitores: Otto Immich, Alan Bücker, e Airton  Zamai. 
 
Crônica: As “verdades” das redes sociais
 
 
Li que o Google tudo vê, tudo observa e tudo registra. E também tudo é monitorado pelo Facebook. Em paralelo, o WhatsApp  grava todas as nossas mensagens e conversas.
 
Não vou descartar a informação, os rapazes não brincam em serviço. Porém, penso que há exageros em tais possibilidades.
 
Não que os referidos sejam anjinhos e quem os critiquem sejam  permanentes tolos fãs de teorias de conspirações.
 
São ‘zilhões’ de informações, todos os dias, sendo jogadas na rede. E centenas e milhares de equipamentos e códigos, respectivamente, fazendo o filtro de tais dados.
 
Mas temos alguns fatos que precisam ser melhor explicados. O cinema, por exemplo, sempre vendeu a ideia de que a CIA e o FBI tudo sabem. Tais agências são apenas duas de dezenas de instituições nos Estados Unidos que fazem o mesmo trabalho.
 
A soma do conhecimento deles não conseguiu deter os três aviões que caíram em Nova York e no Pentágono. Os mesmos, anos depois, não conseguiram filtrar a ação de espiões russos, que interferiu na eleição norte-americana.
 
Digo isso, pois recentemente no Facebook, a ferramenta que possui leitura facial, conseguiu confundir numa foto dois amigos. E numa postagem recente no WhatsApp, uma foto de uma mensagem impressa mostrava a conversa de duas amigas. Uma escreveu “canal” e a outra leu “anal”.  Uma confusão que vazou para a rede.  Tudo culpa do corretor de textos que, na digitação, confundiu duas curtas palavras.
 
É possível que os exemplos oferecidos sejam dados como parciais, ingênuos, pequenos e/ou de pouca profundidade.  Mas a velocidade da internet acelera crenças, talvez não verdadeiras, sobre a qualidade e eficácias dos sistemas. 
E as lendas, propositais ou não, avançam e se multiplicam, sem conexão (palavra da moda),  com a realidade. Fiquemos atentos!
 


Leia Também

Coluna do Mazza

14/10/2017

Coluna do Mazza

09/10/2017


Coluna do Mazzarino

16/09/2017

Coluna do Mazzarino

12/09/2017