Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

14/07/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Estive em Gramado e vi que Estrela está muito mais bonita na ornamentação.” (João Braun, vereador do PP).  
 
 O secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider, esteve com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e o chefe de Gabinete do Piratini, João Carlos Mocellin (foto). Ele entregou o convite para a inauguração da nova sede administrativa da pasta, no dia 22. A secretária estadual de Saúde, Lizete Alberto, também foi convidada para a solenidade. 
Schneider tratou ainda sobre a Estrela Multifeira, que ocorre de 6 a 10 de setembro, no Porto. No Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), ele agradeceu o presidente Marco Peixoto pela palestra ministrada em Estrela, recentemente, sobre o tema gestão pública.
 
 A equipe da Secretaria de Obras aproveita os dias de tempo bom para realizar a operação tapa-buracos em Estrela. O objetivo é consertar os estragos causados pelas chuvas de maio e junho. Segundo o titular da pasta, Cristiano Nogueira da Rosa, o trabalho ocorre na cidade e no interior. Tomara que tenhamos mais tempo bom para a finalização do trabalho, apesar de que o frio deve voltar com força neste fim de semana.
 
 O trabalho de colocação de novos canos na Praça Henrique Roolart está concluído e, conforme Cristiano Nogueira da Rosa, o serviço no local foi complicado. Agora, só falta colocar a pavimentação no pequeno trecho que recebeu a canalização, o que deve acontecer assim que for liberado o asfalto especial para este tipo de obra.
 
 A Secretaria de Obras está com outro trabalho duro: substituir todas as lâmpadas queimadas nos postes do Centro,  bairros e interior de Estrela. Só no mês de junho foram trocadas 331 unidades. 
 
Aliás, o secretário de Obras passou algumas informações interessantes sobre trabalhos realizados em junho: 25 mil metros quadrados de capina mecânica, 339 recolhimentos de entulhos e galhos verdes, 126 cargas de saibro e pedras, 63 sofás coletados e 18 luminárias novas completas instaladas. Os dias de tempo bom realmente contribuíram para os números. E o trabalho continua.
      
A União das Associações dos Moradores de Bairros de Estrela (Uame) realizou, na última semana, no Bairro Auxiliadora, mais uma reunião. Estavam presentes representantes do Cristo Rei, Oriental, Moinhos, Pinheiros, Indústrias, Centro, Boa União, Imigrantes e Auxiliadora. Na foto, os presidentes da entidade anfitriã, Renê Horn, e da Uame, João Braun. Este comentou que a Uame é uma entidade representativa e que precisa da parceria de todas as associações de bairros para se fortalecer. Braun também adiantou que será feito um planejamento de ações para os próximos dois anos e que a Uame receberá da prefeitura uma sala e um funcionário para atender as associações. O próximo encontro ocorre em 10 de agosto, no Bairro das Indústrias.
 
O Dia do Colono e do Motorista está chegando. Falta pouco mais de uma semana para que o evento alusivo às categorias seja realizado no Centro Comunitário Cristo Rei. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Rogério Heemann, já tem confirmações muito interessantes sobre participações na comemoração do dia 25 de julho.
 
O vereador Marco Wermann (PV) disse que Estrela é um exemplo para os demais municípios da região e até para o Estado. Reforçou que se busca aperfeiçoar por meio da participação e debates dos integrantes dos conselhos municipais, salientando que eles auxiliam muito com a aprovação de projetos e convênios. Concordo com ele, realmente os conselhos debatem muito a fundo tudo que lhes é destinado. A propósito, fica aqui um elogio para o trabalho dos vereadores de Estrela, pois o Legislativo está com uma boa equipe, que trabalha sem encrencas e com o objetivo de melhorar Estrela. E isso vem acontecendo.  
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017