Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

14/07/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “A Multifeira deste ano vai trazer um sucesso fabuloso para Estrela, teremos o dobro de tudo da anterior” (Pedro Antônio Barth, presidente da Cacis). 
 
 Então está confirmado: Dia 22 será inaugurada a nova Secretaria da Saúde de Estrela, no primeiro piso de onde ela está agora, no Bairro Oriental. Vai ser as 9h e 30min da manhã e depois disso deverá iniciar a reforma do segundo piso, onde ficará o Posto Central que hoje está na Rua Coronel Brito. Ótima notícia.
 
 Teremos mais serviços no Hospital Estrela. Já tem a primeira aprovação na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde e hoje será votado em Porto Alegre o final, ficando Estrela com o Hospital de Referência Regional para cirurgias em geral. Hoje várias pessoas são levadas a outras cidades mas esta conquista traz mas recursos para nós estrelenses. Segundo o Secretário da Saúde Elmar Schneider em 60 dias praticamente todas as cirurgias poderão ser feitas no Hospital Estrela. Sem dúvida é algo de primeiro mundo!
 
 Falando em Elmar Schneider, na próxima semana ele estará em Brasilia defendendo o projeto da 14ª Mostra Brasil, Aqui Tem Sus. É uma parceria pública e privada entre a Prefeitura e a Univates.
  
Ele vai aproveitar e com o Ministro Osmar Terra e o Secretário Alimentar Caio Rocha mais alguns deputados como Alceu Moreira e Cajar Nardes e pedir a liberação para Estrela receber um micro ônibus de 28 lugares e uma vã com rampa hidráulica com 16 lugares. E outro grande pedido, para que Estrela venha a ter um Centro de Conveniência para idosos, local onde os filhos possam colocar seus pais durante o dia, quando forem trabalhar. Lá os idosos terão atividades durante o dia todo e conviver com amigos de mais idade, realizando muitas atividades.
 
Conversei com o Instrutor de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, Andreas Hametester sobre a possivel confirmação de que teremos três Bailes do Chucrute no ano que vem. Ele disse que já estão certos e confirmados os dois bailes tradicionais, serão nos dias 19 e 26 de maio de 2018. E o terceiro baile por enquanto está em estudos. Ele disse que não tem nada confirmado ainda mas realmente o certo é que o Festival do Chucrute cresce cada ano mais em público, tudo naturalmente, por isso seria importante começarmos a ter mais um baile que sem dúvida também iria lotar.
 
No ano de 2015, Andreas Hamester reuniu um grupo de 26 estrelenses que foram visitar a Alemanha. Todos gostaram muito. Agora ele está organizando um novo grupo, este de 35 pessoas, para fazer a mesma visita no ano que vem. Ele disse que realmente seria a segunda viagem de estudos para a Alemanha e a data já está marcada, será em setembro de 2018. E todos estão muito ansiosos de fazer esta viagem.
 
O Ministro do Trabalho Ronaldo Moreira, foi contatado pelo PTB de Estrela quando ele visitou nossa cidade. Foi feito um pedido especial e particular, para que nossa cidade seja contemplada com R$ 300 mil , liberados pelo seu Ministério para utilização em obras de estrutura, como reparos em ruas e estradas do município. Parece que a coisa está indo bem, em breve o dinheiro deverá ser liberado.
Segundo o Secretário da Saúde Elmar Schneider, com a crise econômica que estamos passando no Brasil, muitas pessoas que tinham planos de saúde privados estão largando isso, entrando novamente para a Saúde Pública. Nos primeiros três meses deste ano, Estrela teve 80.233 atendimentos na rede de saúde pública. Como temos 32.900 habitantes, o Secretário chegou à conclusão que 81% da população está usando a Saúde Pública do município e todos muito bem atendidos. 
 
A Multiferia deste ano realmente será uma maravilha. O Presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth que a expectativa será de muitos negócios com um ótimo retorno para o município. Na Multifeira anterior tivemos R$ 6,5 milhões em vendas no local e a expectativa é que este ano no mínimo tudo seja duplicado. Por isso todos esperam ansiosamente setembro chegar para mais uma Multifeira com muito sucesso.
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017