Adriano Mazzarino

Coluna do Mazzarino

27/07/2017 - Adriano Mazzarino

Flores para os leitores: Josiane Holz, Tatiane Petter, Fernando Lopes, Marcio Lehnen, Ismael Worm e João Daroit.
 
“A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção.” (Jacques Lacan,  psicanalista francês)
 
O 3° Festival de Inverno de Cerveja
Artesanal ocorre dia 29. Com show da Banda Acústicos e Valvulados. Não faltarão alemães, e gringos, bebendo e construindo tese sobre o produto!
 
 
Comitê elege diretoria e empossa entidades
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que abrange 120 municípios, elege nesta sexta-feira, dia 14, em Caxias do Sul, a nova diretoria para os próximos dois anos. O atual presidente é Júlio Salecker, que reside em Estrela.  Na ocasião, também ocorre a solenidade de posse das novas entidades que vão integrar a plenária do comitê, eleitas em 23 de junho. Elas representam os usuários da água e a população. A principal função do comitê é gerenciar os recursos hídricos da bacia hidrográfica, garantindo a qualidade e a quantidade de água necessária para todos os usos e a sua melhor utilização. 
 
 
Crônica
Tempos loucos...
Tempos loucos este nosso tempo de agora. Daqui 50 ou 100 anos ainda estaremos falando dele. Espero estar no café, no centro de Estrela, numa roda futura, dizendo: Lembro bem do fato...
 
Estamos sendo testemunhas oculares da história. Estes cotidianos de crises e escândalos  serão temas futuros de livros, filmes, documentários, biografias, teses, novelas e debates.
 
É um período da história do Brasil que vai se refletir nas próximas décadas e gerações. O que ele  é, ainda não deciframos. Estamos no meio do oceano e o porto está longe da nossa vista. E não há estrelas ou radares a nos guiar.
 
Economia, política, ética, sociologia, história, filosofia, comunicação, jornalismo. Tudo está sendo moído no liquidificador da verdade.
É um tempo trágico dirão alguns. É um tempo triste dirão outros. Mas é um rico tempo este nosso momento da história do país. Rico pois provoca na nossa jovem e inexperiente cidadania uma nova ponte para o amadurecimento, um melhor refletir, talvez um melhor pensar e um novo fazer.
 
Os radicais seguirão sendo radicais. As redes sociais permanecerão sendo suas passarelas. Mas a maioria silenciosa, discreta e observadora, talvez, faça ou fará, um filtro desta grande onda do nosso processo histórico.
 
Estes  líderes políticos de hoje estão se sepultando? Serão ressuscitados? Uma nova safra virá? Saberemos escolher melhor nossos representantes? Nada muda, a não ser a data do calendário? O político é a cara do teu voto, ou omissão, então não reclame? Mudam os personagens, mas os bancos e capitalismo internacional seguem fazendo boa bilheteria no teatro do poder?
 
Estas são as perguntas! E creio que será um bom tema para um café, no futuro, no centro de Estrela...
Você é o meu convidado!
 
 
 
Aluguel x emoções
Numa grande cidade da região, banhada pelo Rio Taquari, um empresário decide alugar uma propriedade, no caso um sobrado. Ele homosexual e o cliente do tipo modelo. Tudo corria normalmente até o momento que o inquilino começou a atrasar os pagamentos. Após três meses, o dono decide questionar a falta. O inquilino pede um prazo até a noite para quitar a dívida. E disse que ia na casa do empresário.
A visita noturna acontece e acaba virando uma conversa entre amigos, regado a vinho. Já animados, entram na negociação e o inquilino pede para ir ao banheiro. Na volta, vestido de cowboy, só de cinto, nu, e relho na mão, o inquilino pergunta ao locador se era  possível um desconto no valor da dívida. Concluindo e sem detalhes: o cliente tem sempre razão!!
Os fiadores voltaram a dormir tranquilos!
 
 
Curtas
? Os bastidores do Palácio Piratini articulam a eleição de 2018. Em paralelo, o governador participou do Encontro dos Prefeitos do PMDB. E disse, no meio de suas diversas observações, que o assunto Eleições 2018 só vai entrar na agenda em março, abril ou maio do ano que vem. Entre nós, Sartori é candidato à reeleição.
? Em Imigrante, sábado e domingo ocorrem as comemorações ao Dia Mundial do Rock. No domingo, às 17h, a agitação é com Mano Changes, uma grande presença!
? Na quinta-feira, em Lajeado, aconteceu o positivo  debate sobre a Cadeia Produtiva do Leite. No ambiente havia 11 térmicas com café e chá. E em nenhuma delas leite!


Leia Também

Coluna do Mazza

14/10/2017

Coluna do Mazza

09/10/2017


Coluna do Mazzarino

16/09/2017

Coluna do Mazzarino

12/09/2017