Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

27/07/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “O frio voltou e eu achava que o inverno já tinha acabado” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo). 
 
 Está chegando o dia. Terça-feira, 25 de julho, é a comemoração do Dia do Colono e do Motorista. Conversei com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann (foto) e ele está muito satisfeito com a confirmação de presentes bem com o apoio da prefeitura. De manhã teremos a carreata que inicia no Bairro dos Estados e depois a festa até o final da tarde, no Cristo Rei. Sucesso garantido.
 
 Falando em coisas boas: neste sábado, dia 22, às 9h30min, será inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal da Saúde de Estrela. Fica na Rua General Osório no Bairro Oriental com entrada pela Avenida Rio Branco. A reforma do local ficou fabulosa. Os que trabalham ali estão elogiando muito. Segundo o secretário Elmar Schneider, o próximo passo é uma pequena reforma na parte de cima, onde vai ser instalado o Posto de Saúde Central, que hoje fica na Rua Coronel Brito.
  Logo teremos novidades no Setor de Trânsito, em Estrela. Estão abertas, até o dia 30, na Prefeitura, as inscrições dos  agentes de trânsito, que irão auxiliar a Brigada Militar. A prova será dia 26 de agosto. Daí eles vão ajudar a fiscalizar os erros que ainda são cometidos aqui, como não respeitar o sinal vermelho nas sinaleiras ou estacionar em locais proibidos. Mas uma coisa Estrela é a melhor da região: a maior parte dos motoristas respeita as faixas de segurança, permitindo que os pedestres passem sem problemas. Isso não ocorre em várias cidades.
 
Atualmente temos Antônio de Castro (PTB) como Vereador em Estrela, substituindo por um mês Gilberto Fensterseifer (PTB). E durante o mês de agosto teremos outra alteração: Volnei Zancanaro (PR) sai e assume Elis Birck (PR). E em setembro teremos mais uma alteração: Vai assumir como Vereadora a atual Secretária do Prefeito, Sueli Maria Dossena Both (PMDB). Permanece durante um mês no lugar de Nelson Tillwits (PMDB). Dois meses com duas Vereadoras.
 
Fui dar uma olhada no trabalho da Conpasul na preparação da RS-129 para asfaltamento até o Arroio do Ouro. O trabalho está sendo bem feito e está quase tudo pronto para receber a pavimentação definitiva. Está indo de forma rápida desde que o Daer autorizou a prefeitura a realizar este serviço, que vai beneficiar os moradores daquela região.
 
O prefeito Rafael Mallmann comentou o trabalho realizado na Praça Henrique Roolaart, onde foram substituídos muitos dos canos de escoamento de água. Deu os parabéns ao secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa que, com o trabalho de recuperação, resolveu os problemas causados pelas enxurradas. É que os canos muito pequenos, além de terem ficados danificados em alguns locais, também tinham muito lixo seco prejudicando o escoamento das águas. 
 
O mês de setembro está chegando e, com ele, mais uma edição da Multifeira. Pela segunda vez, será realizada junto ao Porto de Estrela. E a vez anterior foi fantástica, além do público extraordinário que visitou o local, também muitas empresas participaram. O prefeito Rafael Mallmann disse que a Cacis e sua equipe estão correndo muito para deixar tudo pronto para a população. E que o objetivo da Multifeira é mostrar o potencial de Estrela para a região e para o Estado. O presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth, disse que a expectativa é muito grande para um ótimo retorno para o município, pois teremos muitos negócios no local. 
 
Não sei qual o futuro das propagandas de rua feitas por veículos de som, mas tem muita gente reclamando. Inclusive o vereador Tiago Lehnen (PSDB) disse que teria de ser alterado o horário que hoje é das 6h até as 22h. Marco Wermann (PV) disse que realmente falta bom senso e João Braun (PP) afirmou ser contrário porque este formato de publicidade, se mal utilizado, mais prejudica do que beneficia as empresas divulgadas. 
 


Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017