Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

12/08/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “A Estrela Multifeira está chegando e teremos um ótimo público no Porto de Estrela.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).  

As ruas de Estrela recebem novas pinturas e sinalizações. Não pode mais haver desculpas de que não dá para ver nada. Também estão sendo pintados os cordões das calçadas. Parabéns à equipe.

No Porto de Estrela, segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, a limpeza já foi feita e a ornamentação para a Estrela Multifeira está quase concluída. Nos próximos dias, será construída a parte da exposição de animais. O pavilhão passou por limpeza e foi pintado.

Continua a Operação Tapa-Buracos em Estrela. O trabalho em parte da Rua Alfredo M. Arenhardt foi concluído e seguem os serviços no Centro, próximo da Faculdade La Salle. Cristiano Nogueira da Rosa ressaltou que, em breve, serão instaladas mais duas travessias elevadas, desta vez na Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, para evitar a alta velocidade.

SAÚDE I - O novo local da Secretaria da Saúde de Estrela só recebe elogios. Conversei com o secretário Elmar Schneider, mas ele preferiu não dar sua opinião e deixar para a população falar sobre o novo local.

SAÚDE II - Por outro lado, está sendo feito o projeto de reforma da parte de cima do prédio que vai sediar o Posto Central. Se tudo correr bem, a licitação deve ser feita em outubro para, então, iniciar as obras. Tudo deve estar pronto em abril do próximo ano.    

SAÚDE III - A convite da Secretaria da Saúde de Estrela, representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa VRT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão participar de um encontro na Câmara de Vereadores, no dia 14.

SAÚDE IV - Em 5 de setembro, às 9h30min, na sede do Legislativo, a nutricionista Maisa Beltrame Pedroso, de Veranópolis, considerada a cidade de maior longevidade do Brasil, palestrará em Estrela. Ela dará dicas para uma vida longa e sem doenças, aliando alimentação saudável e atividades físicas. O evento será destinado a profissionais da área da saúde, professores e a comunidade.

SAÚDE V - O secretário de Saúde vai ocupar a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Estrela no dia 9 de outubro para falar sobre as atividades da pasta, em especial sobre o orçamento. Elmar Schneider lembrou que em 2012 o município investiu R$ 7.776.624, 25 no setor, ou seja, 18,4% do orçamento. Em 2016, foram investidos na saúde R$ 14.241.080,61, ou seja, 23,22%.

Na segunda-feira, dia 14, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela promove o Encontro Regional das Mulheres, na Faculdade La Salle. Segundo a secretária da entidade, Ana Beatriz Eidelwen, haverá o lançamento do livro “Sabores e Saberes da Culinária do Vale, e trocas de sementes, chás e plantas. A exepectativa é de reunir em torno de 35 mulheres da região.

Por várias vezes, na Câmara de Vereadores, há reclamações sobre o lixo, sobre sacos rasgados e resíduos espalhados. Na foto, dá para ver um exemplo. O motivo é que pessoas fazem recolhimento de papel, papelão, latinhas, entre outros, e rasgam os sacos, prejudicando o recolhimento pelas empresas terceirizadas. O secretário de Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, disse que sua equipe, inclusive, está ajudando a ensacar o lixo espalhado, mas pouco está adiantando. Ele reforça que ajudaria muito se os moradores colocassem o lixo apenas nos dias em que ocorre a coleta.

João Braun (PP) teve aprovado o seu projeto de lei que cria, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o bicicletário de Estrela, junto do Parcão, que foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 10. E o vereador conseguiu sete bicicletas, inclusive com cadeiras para crianças e idosos. Para participar é só fazer cadastro na Smel. Sem dúvida, teremos um grande número de pessoas querendo fazer uso desta novidade.

 Leia nosso Jornal NG online: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=294 Página 6

Tá nervoso...vai pescar

Em 1988, a família Wermuth, de Três Passos, migrou para Estrela em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Entre eles, Rogério Wermuth, criado nas barrancas do Rio Uruguai e apaixonado pela pesca. Ele abriu no Bairro Boa União a Casa Wermuth, que hoje fica na Avenida Rio Branco, próximo da agência do INSS de Estrela. A loja, além de oferecer uma linha completa de acessórios de pesca e camping, apresenta a linha de Pet Shop e setor de moda feminina. No mês de setembro, a loja completará o seu quinto aniversário com muitas novidades. Aguardem...

 

No mundo do rádio

O locutor Jair Predebon, da Rádio Sorriso, apresenta o seu programa no horário do meio-dia, o “Sorriso Retro”, com sucessos dos anos 70, 80, 90 e 2000. Predebon iniciou sua vida profissional em 1997 na Rádio Tropical FM de Lajeado, rumando após à frequência 102,9 FM de Estrela. Hoje, é referência do Flash Back na Rádio Sorriso do Grupo Dial de Comunicação.

 

Nova Estação

O estrelense Volmir Wermuth, além de cantor, é compositor. A carreira começou aos 10 anos, quando venceu um festival de canção no colégio onde estudava. Aos 14 anos, incentivado pela mãe, ganhou o primeiro violão. Após passar por várias bandas, “Bugre”, como é conhecido, deixou sua marca nos grupos São Francisco, Ipanema e Maquete Brasil. Hoje, é um dos principais integrantes da Banda Nova Estação, de Venâncio Aires, que está com novo CD dos 25 anos do grupo, que será lançado em outubro. O terceiro disco tem quatro composições suas. Nesta sexta-feira, dia 11, a banda estará  no palco do bailão da Super Sexta na sede da SER São Cristóvão, em Lajeado.

 

MELHOR IDADE

No perfil da semana, destacamos o trabalho do Grupo da 3ª Idade de Costão, coordenado pelo casal Edel e Ivo Alvício Kussler. Com cerca de 30 membros, ele está ativo há 26 anos na comunidade Beija-Flor. Ligados ao Gracie, os integrantes têm encontro mensal e um baile anual que reúne mais de 40 grupos da região. Conforme Kussler, o tradicional café com cuca não pode faltar nos encontros, pois é referência da cultura alemã.

 



Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017