Marçal Junqueira

Coluna Gastro

22/08/2017 - Marçal Junqueira

Receitas fits acessíveis e práticas

Café da Manhã

Tapioca de vegetais + queijo branco

Dicas para o preparo da massa de tapioca: compre a goma de tapioca de boa qualidade e peneire. É importante utilizar frigideira antiaderente. Não acrescente açúcar ou sal à massa. A frigideira deve ser posta em fogo baixo, mas não deixe esquentar demais.

Não necessita gordura. Pode-se acrescentar manteiga ou óleo, mas não é indicado.

Coloque duas colheres (sopa) da farinha da tapioca. Se precisar, utilize uma peneira para distribuir uniformemente e evitar “caroços”.

Assim que a massa estiver grudando no fundo, desgrude-a e não vire. Acrescente o recheio e feche para que forme a “meia-lua”.

INGREDIENTES DO RECHEIO

- 100g de queijo branco

- 2 folhas de alfaces

- 1 tomate

- ½ pimentão

- 1 cebola pequena

- Manjericão a gosto

- Orégano a gosto

 

PREPARO DO RECHEIO

1 - Lave os alimentos e corte-os em pedaços pequenos. Monte a massa da tapioca e acrescente o queijo cortado em cubos pequenos.

2 - Acrescente a alface cortada.

3 - Ponha o tomate, pimentão e cebola sobre a alface. Acrescente o manjericão e o orégano sobre todo o recheio. Feche a tapioca para formar a “meia lua”. Sirva com o suco detox.

 

Almoço

Arroz com atum

Essa receita é preparada com arroz integral, fonte de uma ampla variedade de vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento intestinal.

Já o atum é fonte de proteínas, vitaminas, minerais e de ômega 3, uma importante gordura com propriedades anti-inflamatórias.

INGREDIENTES

- 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

- ½ cebola picada

- 1 1/2 xícara (chá) de arroz integral

- 4 xícaras (chá) de água

- 2 ovos cozidos picados

- 1 dente de alho picado

- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada

- 1 cenoura ralada

- 2 latas de atum sólido ou ralado

- 1 xícara (chá) de ervilha fresca

-1 xícara (chá) de brócolis picado

-1 tomate picado sem sementes

- Gengibre ralado a gosto

- Sal e temperos a gosto

PREPARO

1 - Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Adicione o arroz integral, mexa até envolver todos os grãos no azeite. Tempere com sal e adicione a água. Cozinhe até ficar macio.

2 - Em outra panela, adicione azeite, alho picado, gengibre e a pimenta dedo-de-moça. Após dourar, coloque a cenoura ralada para refogar.

3 - Adicione o atum, a ervilha e o brócolis, refogue. Em seguida, o tomate e tempere.

4 - Abaixe o fogo e coloque o arroz e o ovo, mexendo tudo muito bem. Sirva quente.

Jantar

INGREDIENTES

- 1 cebola roxa em rodelas

- 1 beringela pequena em rodelas

- 1 abobrinha italiana pequena em rodelas

- 1 pimentão amarelo pequeno em rodelas

- 3 tomates italianos em rodelas

- 2 dentes de alho laminado finamente

- 2 colheres (sopa) de semente de girassol

- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça dourada

- Sal marinho a gosto

- Pimenta do reino preta moída a gosto

- 1 colher (chá) de tomilho fresco

- 2 a 3 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (sopa) de folhas de salsinha picadas grosseiramente

- 1 colher (sopa) de gergelim preto (opcional).

PREPARO

1- Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2 - Unte uma assadeira ou refratário com azeite. Reserve. Higienize e seque os legumes. Corte em rodelas a cebola, a beringela, a abobrinha, o pimentão (retire as sementes) e os tomates (retire as sementes). As rodelas devem ter uma espessura de cerca de meio centímetro. Lamine o alho.

3 - Reserve todos os legumes separadamente para facilitar a montagem. Distribua algumas lâminas de alho, sementes de girassol, linhaça dourada e tempere com sal marinho, pimenta do reino, folhas de tomilho e o azeite.

4 - Na assadeira, monte o ratatouille intercalando as rodelas. Ao final, regue com um fio de azeite. Cubra a assadeira com papel alumínio e asse por 20 minutos.

5 - Retire o papel alumínio e aumente o forno para 220ºC. Deixe assar por mais 15 minutos (o tempo poderá variar de acordo com a espessura dos legumes). Retire do forno, sirva quente e decore com a salsinha picada e o gergelim preto.

 

Alimentação mais saudável

A alimentação está diretamente ligada a nossa saúde. Por meio da ingestão adequada de nutrientes, vitaminas, minerais e gorduras, podemos prevenir uma série de doenças.

A partir do momento que deixamos de consumir alimentos industrializados, que contam com grandes quantidades de gorduras saturadas, açúcar, sal e realçadores de sabor em sua composição, o corpo muda e a sua disposição também. Sua vida melhora em todos os sentidos e não é difícil ter uma boa alimentação.

Nossa região é muito rica em recursos naturais e nossos mercados e feiras estão cheios de boas opções para preparar alimentos que fazem bem ao corpo e à alma. Nesta edição do Jornal NG, vamos repassar sugestões de cardápios saudáveis light e baratos para o café da manhã, o almoço e o jantar.

Para a primeira refeição do dia, apresento a tapioca feita à base de uma goma de mandioca, uma farinha bem fina e úmida, que não tem glúten, e fácil e rápida de preparar, combinando com saladas, carnes, ovos e frutas. É só você inventar o recheio saudável de sua preferência.

Para o almoço, a sugestão é um arroz integral com atum e vegetais. Eu, particularmente, adoro. Não é um alimento pesado e, por isso, a digestão é rápida. Qualquer tipo de peixe contém ômega 3, que são ácidos graxos que ajudam na manutenção do organismo.

Para finalizar, um Ratatouille, um prato clássico francês, com legumes temperados e assados. Os elementos que compõem a receita são ricos em sais minerais e vitaminas, repondo grande parte dos nutrientes utilizados pelo organismos durante o dia.

Gosto sempre de lembrar da necessidade da ingestão de água durante o dia, e o consumo de pequenos lanches entre as principais refeições, compostos por frutas e sementes, pois ajudam no metabolismo.

Acredito que seja mais fácil prevenir doenças com uma boa alimentação do que tratar as mesmas com remédios e terapias.

Tem muito material na internet que pode nos auxiliar com informações sobre nutrição humana, e excelentes opções de receitas para quem deseja mudar os hábitos alimentares e ter uma vida mais saudável.

Lembro sempre de uma frase de uma grande amiga que diz: “Desembrulhe menos e descasque mais.”

 

Sempre estou à disposição dos leitores para dúvidas, sugestões e criticas pelo e-mail junqueirasal@hotmail.com

 

Leia nosso NG online:http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=295 Página 13



Leia Também

Coluna Gastro

22/08/2017

Coluna Gastro

28/06/2017


Coluna Gastro

24/04/2017

Coluna Gastro

18/02/2017