Luiz Carlos Freitag

Pílulas em Preto e Branco

12/09/2017 - Luiz Carlos Freitag

FRASE: “Estrela está poderosa: Além do Festival do Chucrute, temos a Multifeira, que atrai grande público para a cidade.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).  

O vereador Gilberto Fensterseifer (PTB) foi bem claro: nas eleições do ano que vem temos que votar em candidatos a deputados de Estrela ou da região. E foi bem específico: disse que o vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler, que deve concorrer à Assembleia Legislativa, deve receber o voto do maior número de estrelenses e da população regional para ser o nosso representante. Já tivemos muitos deputados de Estrela e da região.

A Associação dos Moradores do Centro de Estrela (Amor Centro) voltou a se reunir, na última semana, na Soges. O encontro foi programado por Klaus Simon para debater vários assuntos. Um deles é a retomada da associação, que há algum tempo não se reunia. O  presidente, que é o mesmo desde a fundação, Sidnei Wollmuth, ficou satisfeito com o número de participantes e disse que uma nova diretoria será eleita. A chapa será confirmada na próxima reunião, no dia 15, e a eleição deve ser em outubro. Hélio Musskopf, um dos integrantes, reforçou que a intenção é reestruturar a associação. Por isso, é importante a participação dos moradores do Centro na próxima reunião. Na foto, Sidnei Wollmuth, João Braun (presidente da Uame), Hélio Musskopf e Klaus Simon.

Novidade: o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, está negociando com a Caixa Econômica Federal (CEF) algo que ninguém esperava: a compra do atual prédio da agência. O objetivo da CEF é de se instalar no novo prédio que será construído em frente do Colégio Santo Antônio, na esquina. O local será uma agência bem moderna. No atual endereço, o prefeito quer instalar o serviço administrativo municipal. Uma boa notícia.

Os fiscais de trânsito de Estrela devem começar a trabalhar a partir de janeiro de 2018. O concurso público já foi feito e agora é aguardar os prazos previstos no edital até a convocação dos aprovados.

Vale à pena dar uma olhada no novo asfalto para Arroio do Ouro, a partir do final da Rua Júlio de Castilhos. A primeira etapa está praticamente finalizada, restando a municipalidade adaptar a parte burocrática. Em seguida, terá início o segundo trecho da obra. Ótima notícia para os moradores e motoristas.

E o Natal está chegando. A equipe da Prefeitura de Estrela trabalha neste ano em parceria com os municípios de Imigrante, Colinas e Bom Retiro do Sul. O objetivo é explorar a potencialidade de cada cidade para criar um roteiro turístico durante as festas de fim de ano, com visitas aos quatro municípios. Bem inovador.  

O prefeito Rafael Mallmann encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei autorizando a concessão da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela para a iniciativa privada. O projeto de licitação está sendo elaborado pela Univates e, na região, Estrela será o primeiro município com essa iniciativa. A ideia é economizar, no mínimo, R$ 500 mil por ano por parte da prefeitura.

O PP e a Juventude Progressista estiveram, no fim de semana, em um retiro de formação de lideranças em Gravataí. Grande número de pessoas do Estado participou, sendo que de Estrela foram quatro integrantes. Três projetos locais foram apresentados e aprovados: Bebida e lazer com responsabilidade; ano de 2020 começa agora; e curso de formação de lideranças em colégios municipais.

 

 Leia nosso NG online: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=299 Página 06



Leia Também

Coluna do Luca

14/10/2017

Coluna do Luca

09/10/2017