Adriano Mazzarino

“Você não se afoga por cair na água, você se afoga por ficar lá”

07/11/2015 - Adriano Mazzarino

“Você não se afoga por cair na água, você se afoga por ficar lá”

                Edwin Louis Cole – escritor norte-americano

 

Em Anta Gorda, o ex-prefeito Eraldo Leão Marques (PT) pode voltar a concorrer com o apoio do atual Neuri Dalla Vechia (PP).

Em Lajeado, o empresário Sérgio Ely entende que o PMDB local centraliza as decisões e não oxigena o debate. E reclama que gente de fora manda na realidade local.

O PMDB de Lajeado prepara o desembarque do governo petista. Mas está consciente que o vice-prefeito seguirá na relação unha-e-carne com o prefeito Luis Fernando Schmidt (PT).

A professora Marisa Bastos (PT) assumiu, no governo de Lajeado, a coordenadoria de micro crédito na Secretaria de Desenvolvimento. A primeira curiosidade sobre a indicada é saber quais recursos e quantos serão beneficiados pelos projetos do setor. A segunda curiosidade é saber quando será a primeira briga entre a subordinada e sua chefe, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Ivonete Fracaro (PDT). É o fogo amigo dentro do governo.

Diversos secretários de governos no Vale do Taquari apoiaram candidatos nas eleições de Conselheiros Tutelares. E muitos se assustaram com o resultado. Não conseguiram transferir seu prestígio ao candidato, seu cabo eleitoral em 2016.

O novo secretário da Saúde de Ilópolis é Fabiano Lemos (PDT), que deixou a pasta no município de Muçum.

De um peemedebista de Lajeado, questionado sobre o prefeito adjunto Auri Heisser e suas andanças no governo de Lajeado: “O Auri foi ‘impechmado’ pelo prefeito!”. Após a frase seguiu-se uma suave e confortante risada. Lajeado e seus mistérios.

O jornalista Deoli Graff é pré-candidato a vereador pelo PMDB de Lajeado. Ele estava motivado a concorrer pelo PSDB de Ito Lanius. Mas uma conversa regada a charutos o fez qualificar a visão do quadro eleitoral.

O PMDB de Teutônia segue em dificuldades na estratégia para 2016. Conflitos na definição da dupla majoritária e na bancada de vereadores dificultam o foco. E isto interfere na relação com o prefeito Renato Altmann (PP), que deve apoiar o PMDB conforme acordo anterior.

Em Cruzeiro do Sul, o PP e o PDT se aproximam. Na fotografia de hoje o nome do vice é o vereador João Pedro Nonemacher (PDT), com o prefeito Leandro Marmitt (PP), buscando a reeleição.

Na Secretaria de Obras de Lajeado existe a função de fiscal sem cargo que “vigia” as obras do governo municipal.

O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden (PSDB) voltou a “namorar” o PP, partido com a qual está coligado. A ideia é lançar o secretário Jones Wünsch (PP) como vice, em 2016.

Um café na para quem enviar à coluna as datas dos encontros regionais do PT, PMDB, PP, PTB e PDT no Vale do Taquari.

O ex-prefeito Paulo Kohlrausch (PMDB) está abrindo escritório em Santa Clara do Sul.

O padre Antonio Puhl, de Lajeado, será homenageado pelo Poder Legislativo. A iniciativa é do vereador Sérgio Kniphoff (PT). Ele dividiu a indicação com todos os colegas, mas esqueceu de avisar os pares.

Há quem veja na homenagem ao sacerdote uma intriga política. É que o empresário Ito Lanius, pré-candidato do PSDB, teve um recente ruído com o padre. E Kniphoff, ao vestir um santo, desnuda o outro. Amém!

Siglas políticas rumam para 2016 esquecendo da força do feminino e da juventude. Há exceções, mas na maioria dos casos só serão lembrados na véspera do pleito.

Em Progresso todas as siglas querem de vice, o atual vice, o médico Luciano Garcia dos Passos (PDT). E o PP que é governo apóia o PDT em 2016.

Em Anta Gorda, o ex-prefeito Vanderlei Moresco (PMDB) quer voltar tendo de vice Celsinho Casagrande (PDT), repetindo dupla.

A LOIRA

Aconteceu no Vale do Rio Pardo. A loira era amiga de uma alta autoridade do governo local. Ela é do tipo toda-toda. Musa disto, soberana daquilo e acadêmica do curso de Direito. Um tipo interessante e sensível. Gosta de bichos, natureza e redes sociais.

Se ela tinha algo de íntimo com a autoridade a coluna não sabe até porque é comprometida. Mas o interessante, segundo os corneteiros, é que ela recentemente recebeu um convite. Alguém da política convidou-a para trabalhar na Assembleia Legislativa. E lá foi ela, trabalhar no gabinete de um deputado de sigla contrária ao partido do amigo no governo local.

Loira inteligente. Investiu no lado A para ser visível no lado B. E assim encerramos a nossa história lembrando que não é só de votos que vive um político.

De novas filiações também! Ou não?

Prêmio para Eggers

O empresário Nelson Eggers, da Bebidas Fruki, é um dos três empresários a serem agraciados com o Prêmio Líderes e Vencedores de 2015. Realizado desde 1994, fruto de uma parceria da Federasul com a Assembleia Legislativa. São cinco as categorias, premiando 15 lideranças, sendo ele o representante do Vale.

Mirante

Renato Zanella Filho

Signo: sagitário

Atividade: sociólogo

Um projeto: Caps e ESF

Um produto: Mel

Um profissional: Hardy Musskopf e Roberto Reckziegel, homens vocacionados para a medicina

O melhor de Estrela é: sua cultura

O Vale do Taquari precisa de: capacidade de refazer-se

Fiz e faria de novo: morar em Estrela

Disse ontem e mudei de ideia hoje: sobre quase tudo

Não me convidem: jogo de futebol

Me convidem sempre: Chimarrão, churrasco, vinho e boa conversa

 

Leia nosso jornal onlline: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=185 Página 23

 



Leia Também

Coluna do Mazza

14/10/2017

Coluna do Mazza

09/10/2017


Coluna do Mazzarino

16/09/2017

Coluna do Mazzarino

12/09/2017