Smed cria blog com atividades domiciliares para as crianças

Smed cria blog com atividades domiciliares para as crianças

Em virtude da suspensão das aulas na rede pública devido à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) criou um blog com atividades para as crianças e adolescentes, da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. São exercícios que podem ser feitos com os pais, os quais contemplam todas as turmas, faixas etárias e áreas do conhecimento. Denominado Aul@ Digital Estrela, o blog pode ser acessado no endereço https://auladigitalestrela.blogspot.com/ ou pelo site da Prefeitura, www.estrela.rs.gov.br.

O conteúdo também poderá ser solicitado via Facebook das escolas e quem não tem acesso à internet poderá retirar o material diretamente na respectiva escola. Nesta quarta-feira, dia 6, das 10h às 18h30min, o material da primeira quinzena; e no dia 15, no mesmo horário, o material da segunda quinzena.

Conforme o supervisor da Smed, Paulo Sehn, o objetivo é dar continuidade à rotina de estudos, se tornando uma ferramenta de ligação entre o professor e o aluno. No blog há um espaço para cada escola municipal de Estrela, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Lá os professores estarão disponibilizando, a partir desta quarta-feira, as atividades para um determinado período. “Todos os alunos da rede municipal têm acesso ao que foi produzido pelo seu professor, se tornando um elo de ligação entre os mesmos”, justifica. “Sem nenhum tipo de cadastro, o aluno ou responsável simplesmente clica na escola dele e na respectiva turma para ter acesso ao material. A ideia é facilitar ao máximo o acesso de todos ao conteúdo que os seus respectivos professores produziram, indicaram ou selecionaram para eles.”

O secretário de Educação, Marcelo Mallmann, ressalta. “Os pais que não tem acesso à internet poderão retirar o material diretamente nas escolas. Trata-se do mesmo conteúdo que será disponibilizada neste blog, de forma gradativa, seguindo um cronograma, com determinados componentes e disciplinas para cada dia da semana”, explica. “As atividades complementares são muito importantes para manter uma rotina, com determinados horários preestabelecidos, nos quais os filhos saberão que aquele é o momento para estudar, e assim manter um vínculo com a escola, com a rotina de estudos.” Ele frisa. “E isso é fundamental neste momento de isolamento social, além de ser um auxílio aos pais, que passam a dispor de algumas tarefas que possam ser passadas aos seus filhos, ou mesmo realizadas juntos.”

O blog, contudo, irá dispor nos próximos dias de outras atividades fixas, independente da idade ou escola do aluno. Entre estas estão brincadeiras. Sehn destaca o resgate das antigas, como jogos de tabuleiro, cartas, resta um, xadrez, amarelinha, cinco marias, brincadeiras de roda, construção de material pedagógico a partir de sucatas, entre outras atividades. “Os pais podem proporcionar aos seus filhos momentos de estudo, incentivando a leitura e desenvolvendo o raciocínio. Além de estarem valorizando o comprometimento deles (filhos), será um momento ímpar junto com seus filhos”, diz.

 

Cronograma das atividades complementares:
Anos Iniciais

Segunda-feira: Linguagem/Música

Terça-feira: Matemática/Educação Física

Quarta-feira: Humanas/Informática

Quinta-feira: Ciências/Educação Física

Sexta-feira: Inglês/Música

Anos Finais

Segunda-feira: Matemática/Música

Terça-feira: Língua Portuguesa/Geografia

Quarta-feira: História/Ensino Religioso – Projeto de Vida

Quinta-feira: Inglês/Educação Física

Sexta-feira: Ciências/Arte

 

Deixe uma resposta