Expectativa para retomada do futebol

Expectativa para retomada do futebol

ESTRELA – A gradual flexibilização de algumas normas em relação a diferentes ramos e setores, como missas, cultos e o comércio, que no último sábado pode abrir as portas, reanimou quem também espera ver as competições esportivas serem retomadas. Clubes esportivos em todo o Estado já passaram a liberar algumas práticas, realizadas de forma individual ou em duplas, como é o caso do tênis e padel, e a expectativa agora é para os esportes coletivos, como o futebol. Na Soges, o Departamento de Esportes aguarda as próximas determinações quanto a liberação da atividade, pelo menos no mesmo protocolo anteriormente praticado.

Modalidades como tênis e padel estão liberadas para treinamento, respeitando os protocolos determinados pelos órgãos públicos, bem como a academia do clube, que já funciona com as medidas sanitárias e de distanciamento social sendo cumpridas por professores e alunos. No caso do futebol sete, a prática foi retomada no ano passado, também em meio à pandemia, e assim se estendeu até o fim de fevereiro deste ano. Quando seriam conhecidos os campeões do 6º Torneio de Verão houve nova paralisação.

Pela volta

Segundo a direção do clube, a retomada dos gols em 2020 não trouxe problemas. Para o coordenador esportivo, Rodrigo Ramminger, a volta poderia ser implementada. “Foram tomados diversos cuidados e medidas sanitárias, entre elas, a higienização na entrada do clube, aferição da temperatura e uso de máscara. Era permitida, por exemplo, somente a entrada de atletas no clube e na hora das partidas, e dado intervalo de uma hora entre os campos para evitar aglomerações. Assim, estavam no clube apenas as equipes que jogariam naquele momento, e todos chegavam fardados”, explica.

Conforme o coordenador, não foi tomado conhecimento de atletas que se contaminaram com a Covid-19 por causa do futebol. “Há agora uma maior preocupação, pois se afirma que ela está mais contagiosa e atingindo pessoas também mais jovens. Mas a prática esportiva não difere em muito dos perigos de outros momentos, e isso podemos ver pelo futebol profissional, que segue ocorrendo e os casos registrados são poucos, sem uma confirmação de que ocorreu no momento da prática.”

Inscrições seguem abertas

Como as inscrições para as competições do futebol sete seguem abertas, e não há uma data estipulada para retorno, Ramminger evita dar detalhes sobre a final do 6º Torneio de Verão e o regulamentos da 30ª Copa Veteranos, da 27ª Copa Sênior e, principalmente, da 43ª Copa Soges. “Isso vai precisar ser estudado depois, quando tivermos data definida para início e número total de times inscritos. Algumas possibilidades já estão sendo analisadas, mas a realização de jogos em meio à semana, e não apenas aos sábados, como ocorreu ano passado, em razão de um calendário novamente mais apertado, não está descartada.”

Deixe uma resposta