Com ensino híbrido, alunos voltam às salas em Estrela

Com ensino híbrido, alunos voltam às salas em Estrela

VALE DO TAQUARI – As aulas presenciais foram autorizadas em todo Estado e retornaram, em Estrela, nesta quinta-feira, na rede municipal e privada. Na Estadual, há cronograma de retorno (leia quadro). Imigrante, Colinas e Bom Retiro do Sul iniciam o retorno segunda-feira.
Seguindo protocolos de prevenção previstos na bandeira vermelha, as aulas serão escalonadas e muitos alunos seguirão com atividades parcialmente remotas. É o caso de Ana Gabriela, de 6 anos, que está no 1º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo J. Diel. Ela é uma das alunas em fase de alfabetização, processo prejudicado pelo ensino à distância.
“Minha mãe fica durante o dia com ela, porque eu e meu esposo trabalhamos, eu faço as atividades com ela de noite, mas às vezes ela não tem vontade, porque está cansada e porque é uma escola nova. Minha filha ia na Colmeia, mudou esse ano, então não chegou a conhecer os professores, conhece só dois colegas, então até para as aulas on-line não fica animada, porque não conhece ninguém”, comenta a mãe Amanda Mendes.

Preferência pela escola

Quando houve o anúncio do retorno, Ana demonstrou interesse em ir à escola, mas tem receio de que a aula presencial seja semelhante à remota. “Ela acha que vai ser como é em casa e não gosta muito de como é feito agora. Todo domingo recebemos muitas folhas, vários trabalhos e acaba sendo cansativo para ela. Tem noites que também não consigo ajudar, porque tenho outros compromissos, e acaba acumulando.”

Aulas presenciais no município:

-> Todos os níveis de educação retornaram;
-> Educação Infantil 50% manhã / 50% à tarde – conforme escalamento que será enviado pelos grupos de WhatsApp das escolas;
-> Ensino Fundamental – conforme rodízio semanal (50% da turma em uma semana / 50% da turma em outra);
-> Contatar a escola para mais informações.

Calendário aulas presenciais da Rede Estadual

• 3 de maio – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5 de maio – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7 de maio – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10 de maio – 1º ano do Ensino Médio
• 12 de maio – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13 de maio – Ensino Técnico e Curso Normal

Mãe vira professora

Amanda disse que durante este tempo sem aulas presenciais e até durante o ensino híbrido consegue tranquilamente ensinar a filha, mas que encontra dificuldade no Inglês. “Porque eles já tem essa disciplina agora e nós tínhamos a partir da 5ª, 6ª série, e é bem complicado para pronunciar, então recorro ao Google, mas acaba não sendo da mesma forma que a gente fala, então isso está bastante complicado”, diz.
A mãe se diz contente com o retorno e acredita que a filha terá mais avanços no aprendizado dentro da escola. “É o momento de voltar sim, os professores precisam ser vacinados. No colégio, ela se desenvolve melhor como pessoa, porque convive com outras crianças.”

Deixe uma resposta