Apab faz São João Beneficente
Rejane dos Passos construiu baias com recursos próprios (Foto: Carlos Eduardo Schneider)

Apab faz São João Beneficente

A Associação de Protetores de Animais de Bom Retiro do Sul (Apab) realiza sábado, dia 12, uma Festa Junina para arrecadar fundos. O evento será das 9h às 17h, na Rua Peri Ribeiro, 78, no Centro de Bom Retiro do Sul. A entidade acumula uma dívida de R$ 5 mil, despesas com ração e atendimentos, além de, atualmente, possuir apenas quatro voluntárias.

Em 2016, quando a Apab foi fundada, 26 voluntários se revezavam no atendimento às ocorrências. Os chamados eram para verificar, na maior parte dos casos, maus-tratos e abandono. A fundadora, Rejane Mota dos Passos, abriga os cães em sua casa, como fase de ressocialização. “Somos contra os canis, pois cedo ou tarde os locais tornam-se depósitos”, explica. Ela chegou a construir baias em casa, mas com o intuito de abrigar os animais apenas pelo período inicial. 

Hoje, a Apab depende da boa vontade das pessoas. Além do translado, são necessários recursos para ração e o atendimento em veterinários. A castração é subsidiada pela prefeitura, que tem profissional credenciado. Conforme o assessor de Gestão Pública, Carlos Dullius, o município está aberto a contribuir. “Estamos abertos ao diálogo com a Apab, naquilo que estiver ao alcance da Administração Municipal”, declarou.

Deixe uma resposta